Education

"Educação, portanto, é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura". John Dewey


https://www.youtube.com/watch?v=Gm1zjkhw9r8


Lingua Franca________________________________

"Entenda o que é Lingua Franca"

Lingua franca (sem acento no ‘i’) é uma expressão latina para língua de contato ou língua de relação resultante do contato e comunicação entre grupos ou membros de grupos linguisticamente distintos para o comércio internacional e outras interações mais extensas.
No Império Romano e no milênio seguinte a lingua franca foi o grego no oriente e o Latim no ocidente.
Posteriormente, uma lingua franca usada na região do Mar Mediterrâneo do século XIV (ou mesmo antes) até hoje era conhecida pelos marinheiros mediterrâneos, incluindo os portugueses.
O português serviu de lingua franca na África e Ásia nos séculos XV e XVI. Quando os portugueses começaram a explorar os mares da África, América, Ásia e Oceania, tentaram se comunicar com os nativos misturando uma versão da lingua franca influenciada pelo português com as línguas locais. Quando navios ingleses e franceses chegaram para competir com os portugueses, a tripulação tentou aprender esse “Português quebrado”. Através de sucessivas mudanças ao longo do tempo, a lingua franca, junto com o vocabulário português, foi substituída pela língua dos povos em questão.
O francês serviu de lingua franca em seguida, sendo a língua da diplomacia na Europa a partir do século XVII; ainda é a língua de trabalho de instituições internacionais, usada em documentos vários, desde passaportes até formulários do correio aéreo.
Na maior parte da Ásia, África e partes da Oceania e Europa o árabe foi lingua franca desde o século VII, sendo utilizado desde as Filipinas até o Senegal.
O alemão serviu de lingua franca em grande parte da Europa durante os séculos XIX e XX, especialmente em negócios.
O inglês é a lingua franca atual no mundo dos negócios internacionais no ocidente e na diplomacia.
Em outras regiões do mundo, outras línguas têm o papel de lingua franca : KiSwahili na África oriental, russo nas regiões da antiga União Soviética, Hindi (junto com o inglês) na Índia, Urdu no Paquistão (também junto com o inglês), malaio no sudeste asiático, Bislama nas ilhas do Pacífico, o árabe (falado por 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo e muito utilizado ainda no comércio) e várias línguas crioulas em outros lugares e épocas.
O Chinês Mandarim também tem a função de prover uma língua falada comum entre os chineses que falam diversos dialetos ininteligíveis entre si.
O japonês é a lingua franca do Japão, usada no cotidiano e na tecnologia.

Disponível em:http://www.galaor.com.br/lingua-franca/. Acesso 27/06/2014.

No comments:

Post a Comment

Your comment is very important to me, so I'll improve my blog to all us. Then, if you liked, please, share your comment, and if you disliked, please, share your comment, too. Hugs